A medida faz parte do conjunto de ações para dar suporte aos profissionais da segurança e conter a proliferação do novo coronavírus

Policiais militares do Amazonas passaram a realizar testes rápidos nos que apresentem sintomas característicos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. A iniciativa acontece no Hospital da Polícia Militar (HPM), no Comando Geral, bairro Petrópolis.

O sistema de triagem é realizado por meio do aplicativo Sasi, por meio do qual o policial preenche um formulário relatando os sintomas aparentes da doença. Essas informações são analisadas de forma minuciosa por uma equipe médica da corporação. Um desses profissionais entrará em contato por telefone com o militar.

De acordo com a necessidade, o paciente será submetido a uma consulta por videochamada via Skype ou presencial. Aos que apresentarem indicação para a testagem, será definida data e hora para a realização do exame, que será feito de forma específica para isolar pacientes assintomáticos, evitando o contato destes com o vírus.

“A teletriagem é uma ferramenta fundamental para mantermos o controle, evitando que pessoas que estão na policlínica por outros motivos de saúde venham a ser expostas ao vírus”, explicou o capitão médico Manoel Coelho.

Os diagnósticos devem ser emitidos em aproximadamente 30 minutos. O ideal é que a testagem seja feita a partir de sete dias, após o aparecimento dos sintomas como febre, náuseas, dor de cabeça, falta de paladar, perda de olfato, dores no corpo. Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus, não sendo indicado se detectado de forma precoce. Antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada.

Os policiais militares em serviço também estão recebendo equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão sendo distribuídos diariamente desde o dia 23 de março pela Polícia Militar, como forma de preservar a saúde e o bem-estar dos agentes e de suas famílias. A distribuição é realizada pela Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da corporação.

H1N1

Amanhã (25) das 08 às 12hs, no Comando Geral, iniciará a vacinação dos policiais militares que estiverem de serviço embarcado (viatura) no 1º turno, contra H1N1. A vacinação começará com o CPA Sul.

*Site parceiro Repórter Manaós