ANO LETIVO JÁ FOI PERDIDO?

Já estamos no mês de julho, e apesar do esforço louvável dos professores em ministrar aulas via internet. não há como negar que a pandemia estragou o aprendizado dos estudantes em todo o Amazonas em 2020. Aí fica a pergunta: ainda vale a pena passar as crianças de ano, mesmo que elas não tenham acumulado o conhecimento necessário? E mais: vale o risco de voltar com aulas presenciais e expor os jovens ao vírus? As escolas particulares estão voltando às aulas nesta semana. Mas há segurança de que o conteúdo será recuperado?

REGRAS 

A Fundação de Vigilância em Saúde pediu um metro e meio de distância entre alunos. Quem já foi buscar filho na escola sabe que isso é humanamente impossível. Muitos ficam na porta esperando os pais, batendo papo, rindo, zoando…Tudo o que qualquer jovem em qualquer época da vida já fez. Como impedir? Vamos amarrar os alunos na carteira? Na hora em que “bater a campa” e for liberada a presença no pátio, quem vai impedir que eles se aproximem?

PÚBLICO X PRIVADO

Um coisa é certa: quem estuda em escola pública vai levar desvantagem ao fim do ano. Alunos das escolas privadas têm internet, aula particular, acesso aos conteúdos a tempo e hora. Nas escolas públicas, muitas vezes, não se tem nem o que comer dentro de casa. É como colocar o Flamengo de Jesus para enfrentar o Íbis. Autoridades em Educação é quem devem julgar. E os pais, responsáveis pelas vidas dos filhos, tomar a decisão, cheios de dúvidas, se o ano foi perdido e se querem mesmo mandar as crianças para a escola. Não tá fácil pra ninguém.

SEM ÁGUA

Mais de 50 localidades ficarão sem água em Manaus nesta quinta-feira. Toda semana a concessionária manda fechar a água com a desculpa de que é para melhorar o sistema. Mas o problema é que o sistema nunca melhora. Só piora. Quando será que essa falta de água para melhorar o sistema fará efeito? Talvez no dia 32 de dezembro. Quem sabe…

IMPEACHMENT 

O processo de impeachment do governador Wilson Lima é inédito no Brasil. Apenas em 1950, no Piauí, um governador foi cassado. Há uma série de questões jurídicas no processo, interesses políticos de todos os lados e o triste fato de que o Amazonas é destaque de forma negativa. Seja qual for o resultado, o Estado já perdeu.

 

VELOCIDADE MÁXIMA

Qualquer pessoa que dirige em Manaus já deve ter levado uma fechada, cortada ou susto de um motoqueiro das entregas de delivery. Eles saem de todos os lados, cantos, até de onde não se pode ver. E todo dia tem um no chão, ferido. É preciso por ordem nas ruas de Manaus. A Lei existe. Só não tem quem a faça cumprir.

 

 

 

NINGUÉM MERECE

Nunca se viu tanto mimimi por uso de um remédio como esse da cloroquina.

Não tá escrito em lugar nenhum que o cidadão é amarrado e obrigado a usar.

Tem tanto problema a ser discutido no Brasil.

Desejar a morte de alguém num artigo de jornal pode ser chamado de jornalismo?